O ludico na educaçao infantil
O lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler,
no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e
compreensão do mundo. Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a
atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de
potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o
desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades,
principalmente em escolas de pequeno porte.
O bjetos, sons, movimentos, espaços, cores, figuras, pessoas, tudo pode
virar brinquedo através de um processo de interação em que funcionam
como alimentos que nutrem a atividade lúdica, enriquecendo-a.
Outro fator
importante da atividade lúdica está no fato de que ela prevalece no
tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim como a
história também ficará marcada na lembrança e vida da criança.
Os contos de
fadas possuem uma magia universal que é a capacidade de prender a
atenção das crianças.
Lembrar dos contos de fadas remete-nos a agradáveis
momentos vividos na nossa infância e que com certeza gostaríamos de
cultivar e compartilhar com nossas crianças.
As atividades lúdicas na educação infantil favorece muito no desenvolvimento da criança,quanto motor e psicomotor. o lúdico nessa face atraem muita atenção para a criança. Portanto a aula fica muito prazerosa e a criança aprende brincando.
ResponderExcluirA ludicidade é um fator favorável para estarmos trabalhando na sala de aula,transmitir o conhecimento por meio da ludicidade torna-se diante cada um de nós um fator favorável para uma aprendizagem cognitiva.A arte de ensinar estar dentro de cada um de nós.
ResponderExcluirO lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler, no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo.
ResponderExcluirAtividades de expressão lúdico-criatividades atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades.
Os objetos, sons, movimentos, espaços, cores, figuras, pessoas, tudo pode virar brinquedo através de um processo de interação em que funcionam como alimentos que nutrem a atividade lúdica, enriquecendo-a.Outro fator importante da atividade lúdica está no fato de que ela prevalece no tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim como a história também ficará marcada na lembrança e vida da criança.
O trabalho docente deve acontecer de maneira prazeirosa na qual o aluno pode aprender com atividades lúdicas.
ResponderExcluirO lúdico é tão importante quanto as materiais propriamente ditas,pois desenvolve no aluno a vontade de aprender e de se concentrar através de contos infantis e de brincadeiras que ajudam na sua criatividade o que para a educação infantil isso é fundamental.
ResponderExcluirTrabalhar o lúdico e prazeroso tanto para o aluno quanto para o educador, e com o lúdico que ha a maior possibilidade de aprendizagem na educação infantil.
ResponderExcluirAs atividades ludicas tornam a prendizagem mais prazerosa, e como dizia piaget "a criança aprende brincando", com isso desenvolve o lado cognitivo para uma prendizagem significativa
ResponderExcluirO lúdico é uma ferramenta para o aprendizado da criança. O docente ativo deve favorecer esse espaço como forma de significado para ambos lados.
ResponderExcluirMuitos educadores modernos mostram que a ludicidade é uma ferramenta necessária no desenvolvimento sensorial-motor da criança em formação. Dependendo da proatividade do professor, vários jogos podem ser aplicados no dia-a-dia na vida escolar da criança, jogos matemáticos, jogos educativos e muitos outros podem criam uma nova mentalidade de aprendizado e no desenvolvimento cognitivo da criança. Basta que sejam explorados com eficacia e didática, para que o conhecimento possa aflorar no aluno.
ResponderExcluir